22 de ago. de 2009

A dourada é um peixe tão saboroso que, pessoalmente, acho um desperdício grelhá-la.
Se a fizerem no forno fica muito mais suculenta, macia e saborosa.

Há várias receitas que podem seguir. Eu, como ainda sou aprendiz e não gosto de complicar, faço uma receita bastante simples.


Dourada no forno

Ingredientes:

Dourada (1 por pessoa)
Tomate maduro (tomate chucha é o mais aconselhado)
Azeite
Vinho branco
Manteiga (não usei)
Cebola
Sal

Preparação:

1. Em primeiro lugar, há que arranjar o peixe e temperá-lo de sal grosso.
Agora, há que preparar o tabuleiro onde o peixe vai assar. Corta-se a cebola em rodelas e o tomate em pedaços. Como usei tomate chucha, não tive muito trabalho, bastou-me cortá-lo em rodelas.

2. Dispõe-se as cebolas e os pedaços de tomate num tabuleiro de ir ao forno, preparando-se uma espécie de "cama" para o peixe. Coloca-se a dourada por cima e cobre-se com mais alguns pedaços de tomate e cebola.


3. Resta só regar com azeite (sem medos, antes a mais do que a menos, até faz um molho saboroso) e com vinho branco (aqui convêm não abusar, um copo pequeno é suficiente). Para quem quiser, pode-se pôr também algumas nozes de manteiga por cima do peixe.

4. Agora é só pôr no forno. Não vos posso elucidar quando a temperaturas porque o meu forno só tem mínimo e máximo, nada de temperaturas certas. Mas posso dizer que esteve no forno 1h em lume brando, para não secar. Caso isso aconteça, é só salpicar com um pouco de vinagre.

Eu acompanhei com batata salteada e salada. Fica ao vosso critério.

Nota: Eu sempre associei os assados no forno a complicações sem fim, mas estou a ver que afinal não é nada de especial. Basta que tenhamos cuidado para não deixar que seque!


***

3 *:

S* disse...

Nah... sempre que faço peixe o bicho fica todo desfeito e cola-se ao tacho.

NO entanto... dourada é bem boa.

Framboise disse...

Se é! Se seguires a receita isso não acontece. Colar ao tacho, só se forem as cebolas, que não interessam para o caso. Beijinho

*seni* disse...

DOURADA É GRELHADA!! BOM!

Lulz Catz!